quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

LITURGIA DIÁRIA

 
 
2ª Semana Comum – Santíssima Eucaristia – Quinta-feira 23/01/2014
 
 
Primeira Leitura (1Sm 18,6-9.19,1-7)

Leitura do Primeiro Livro de Samuel.
Naqueles dias, 18,6quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos. 7E, enquanto dançavam, dizem em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”. 8Saul ficou muito encolerizado com isto e não gostou nada da canção, dizendo: “A David deram dez mil, e a mim somente mil. Que lhe falta ainda, senão a realiza?” 9E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos. 19,1Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi, 2e preveniu-o a respeito disso, dizendo: “Saul, meu pai, procura matar-te. Portanto, toma cuidado amanhã de manhã, e fica oculto em um esconderijo. 3Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber”. 4Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: “Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 5Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo” 6Saul, ouvindo isto, e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: “Pela vida do Senhor, ele não será morte” 7Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isto. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes.

 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
Responsório (Sl 55)

— É no Senhor que eu confio e nada temo.
— É no Senhor que eu confio e nada temo.

— Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, pois há tantos que me calcam sob os pés, e agressores me oprimem todo dia! Meus inimigos de contínuo me espezinham, são numerosos os que lutam contra mim!
— Do meu exílio registrastes cada passo, em vosso odre recolhestes cada lágrima, e anotastes tudo isso em vosso livro. Meus inimigos haverão de recuar em qualquer dia em que eu vos invocar; tenho certeza: o Senhor está comigo!
— Confio em Deus e louvarei sua promessa. É no Senhor que eu confio e nada temo: que poderia contra mim um ser mortal? Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, e vos oferto num sacrifício de louvor.
 
Evangelho (Mc 3,7-12)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muito gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
 
 
HOMILIA
 
 
                                A solução para os males da nossa vida está em Jesus                      
Toda espécie de mal que se apodera de nós precisa ser combatida, e o remédio, a cura, a luz e a solução para os males da nossa vida estão em Jesus.
“Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo” (Mc 3, 10).
A multidão queria tocar e se aproximar do Senhor para poder gozar dos efeitos e da graça que vinham da presença do Senhor no meio deles. Uma multidão cansada, sofrida, abatida por muitos males, doenças, enfermidades e, de algum modo, eles encontravam refúgio, cura, libertação, restauração tocando em Jesus.
Deixe-me dizer a você: toque em Jesus e deixe-se ser tocado por Ele! Muitas vezes, o mal se apodera de nossa vida e faz morada dentro de nós e, muitas vezes, não vai embora. Quantas vezes, um mau pensamento, um mau sentimento e uma má recordação se apoderam do nosso coração e vão tomando corpo, vão crescendo e tomando forma e, quando menos percebemos, aquele mal toma conta de nós e nos deixa para baixo, debilitados, enfermos, e nós não cuidamos da origem daquele mal.
Algumas vezes, as pessoas vão para o campo e, ao tirarem o mato ou o capim, tiram somente a parte de cima e, com a primeira chuva que vem, aquele mato ou aquele capim crescem dez vezes mais. Mais uma vez o homem vai lá, passa um pouco a enxada por cima, mas não resolve o problema. Os males da nossa vida são assim também, nós os tratamos de forma ”paliativa”, nós não cuidamos dos males pela raiz.
Deixe-me dizer ao seu coração, Jesus deseja curar os males da nossa vida. O que nós precisamos é ir ao encontro do Senhor para poder tocá-Lo e para que Ele também nos toque com Sua graça. O que nós precisamos é da presença de Jesus dentro do nosso ser.
O Senhor Jesus não pode mais estar fora de nós, do que nós precisamos é de Jesus dentro de nós: em todas as áreas do nosso corpo, da nossa mente, da nossa inteligência, da nossa vontade, da nossa disposição interior, das nossas lembranças e das nossas recordações.
Não deixe que sentimentos negativos cresçam dentro de você, não deixe que aquele mal, que tomou conta da sua alma, cresça dentro de você e tome corpo, matéria e forma: um adultério, uma separação ou qualquer mal maior nunca acontece de uma hora para outra, começa de uma forma pequena; pequenos pensamentos não combatidos crescem dentro de nós, e alimentados vão tomando corpo dentro de nós.
Toda espécie de mal que se apodera de nós precisa ser combatida, e o remédio, a cura, a luz e a solução para os males da nossa vida estão em Jesus.
Que nós sejamos tocados por Ele, porque os demônios correm da presença do Senhor!
Que Deus abençoe você!

Fonte: cancaonova.com


Nenhum comentário: